terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO GONZAGÃO - A VIDA E A OBRA


    No 1º semestre de 2011, os alunos puderam conhecer a Vida e a Obra de Luiz Gonzaga.  Compareceram alunos da escola de música que reproduziram com estilo, algumas músicas desse destaque da Literatura Brasileira.  

       "Luiz Gonzaga é um mestre da música. Foi ele quem abriu as portas da música nordestina para o centro-sul do país. Estilizou e recriou a riqueza musical nordestina e popularizou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado.
        Na década de 1940, com o rádio como principal meio de difusão cultural do país, a música de Gonzaga virou um fenômeno em todo o Brasil. Sua obra é marcada pela inventividade, originalidade e qualidade do repertório. Asa branca, por exemplo, é ainda hoje cantada em todos os cantos do país, fazendo parte do imaginário popular. Luiz Gonzaga teve parceiros brilhantes, como Zé Dantas e Humberto Teixeira.
        A sua tão popular sanfona passou a ser um instrumento constante do repertório da música brasileira. O conjunto da obra de Gonzaga influenciou artistas como Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Dominguinhos, entre outros.
       Chegou a ser renegado pela elite cultural do país, mas logo ganhou reconhecimento e devidas homenagens pela sua contribuição à cultura brasileira. Luiz Gonzaga tornou-se referência para todas as gerações de cantores, compositores e sanfoneiros que vieram depois dele. Exemplo na vida e na arte" (PIMENTEL, D. L).

  







Nenhum comentário:

Postar um comentário